Alguns agricultores, como agricultores de grãos ou produtores de leite, têm mercados grandes e bem estabelecidos. Eles podem usar organizações existentes para executar a função de marketing para eles, ou podem se unir, formar uma cooperativa e comercializar seus produtos em conjunto.
Os produtores de frutas e hortaliças em pequena escala geralmente têm mais dificuldade em encontrar mercados estabelecidos; portanto, eles geralmente desenvolvem sistemas de marketing adequados às suas situações únicas.
Mercados Principais
Frutas e legumes são produzidos sazonalmente, mas o mercado exige produtos durante todo o ano. Por muitas décadas, esse problema de combinar a disponibilidade do produto com a demanda do consumidor foi resolvido de duas maneiras:
- Venda de produtos frescos durante a colheita e logo em seguida,
- Processando o restante para atender a demanda durante o resto do ano.
À medida que a tecnologia melhorou e a renda dos consumidores aumentou, tornou-se possível fornecer produtos frescos o ano todo. Os consumidores agora esperam tomates frescos, morangos e milho doce todos os meses do ano. Além disso, uma forte demanda permanece por frutas e vegetais processados.
Mercados frescos
O aumento da renda dos consumidores e a demanda durante todo o ano por produtos frescos forçam os varejistas ou seus representantes a estabelecer pontos de compra em diferentes áreas de cultivo do Brasil.
Alguns retalhistas contratam durante todo o ano embaladores de fruta e vegetais frescos, que por sua vez podem contratar produtores. Contratos e práticas de compra de grandes volumes permitem que os empacotadores obtenham quantidades suficientes de produtos individuais.
Os grandes embaladores de frutas e vegetais frescos podem contratar produtores em várias regiões de produção diferentes para garantir que frutas e vegetais frescos estejam disponíveis todas as semanas do ano.
Esses empacotadores geralmente contratam apenas em regiões com um grande número de produtores. Além disso, eles se contraem principalmente com os maiores produtores, mesmo em regiões de produção concentrada. Alguns empacotadores garantem suprimentos aumentando as commodities. É improvável que grandes varejistas e empacotadores comprem produtos diretamente de um único produtor de pequena escala, especialmente um produtor em uma área de produção remota.
Mercados de Processamento
Para permanecer competitivo, os processadores devem manter os custos unitários baixos, de modo que as grandes corporações geralmente fazem o processamento. Muitos dos processadores locais menores acharam difícil competir com essas corporações e saíram do negócio.
Quase todos os processadores contratam os produtores para suas necessidades de produtos crus. Nos últimos vinte a trinta anos, a maioria dos processadores mudou suas fábricas para grandes áreas de produção. Apenas algumas empresas de processamento são deixadas no Nordeste.
Você pode querer processar suas próprias frutas e legumes. É assim que muitos dos processadores de hoje entraram no negócio décadas atrás. Se você estiver considerando uma operação de processamento, entre em contato com o departamento de agricultura do estado para saber mais sobre os regulamentos de alimentos relativos ao processamento, embalagem e rotulagem de seu produto.
Provavelmente, será impossível processar e comercializar produtos com custos tão baixos quanto os custos incorridos pelos processadores maiores. Como resultado, pode ser muito difícil competir por vendas com frutas e vegetais processados por meio de lojas de varejo convencionais. Considere o processamento de itens especiais com forte demanda local ou regional, onde você poderá cobrar um preço “premium”.
Avaliando a demanda do mercado
Produtores maiores, particularmente aqueles localizados nas principais áreas de produção, podem buscar qualquer uma das duas alternativas de marketing tradicionais: comercialização ou processamento fresco por atacado.
Os produtores de pequena escala que encontrarem essas oportunidades de marketing fechadas para eles precisarão adotar uma abordagem direta ao consumidor. Isso requer uma pesquisa minuciosa do mercado e do comportamento do cliente antes de planejar a produção da cultura.
Produtores de pequena escala devem coletar três tipos de informação antes de decidir produzir e comercializar frutas e vegetais frescos.
Determine e defina a área geográfica onde você comercializa frutas e vegetais frescos. Identifique clientes em potencial antes de investigar a demanda do consumidor.
Avalie o nível de demanda não atendida entre os consumidores dentro da área de marketing definida. É aconselhável estimar a quantia que os consumidores (compradores) dentro desse mercado compram no momento. No processo, você obterá insights sobre como eles podem ser mais bem servidos.
Considere a estrutura competitiva do seu mercado. Saber quem são seus concorrentes em potencial, onde eles estão localizados e quais serviços eles oferecem são informações importantes para você como um novo profissional de marketing. Observe os concorrentes em potencial que possam ter vantagens de marketing (custos mais baixos, melhores localizações e produtos de maior qualidade) ou que possam fornecer aos consumidores em potencial produtos similares.