Por: frubelle Em: 2 de julho de 2019

Congelar frutas: como não perder nutrientes!

Congelar-frutas-como-não-perder-nutrientes

Há pouco melhor do que frutas frescas maduras ingeridas, mas quando isso não é possível, faça a próxima melhor coisa: congelar sua fruta. É fácil de fazer, econômico e uma maneira fácil de prolongar a vida de qualquer coisa doce e fresca que esteja no balcão.

Por que você deve congelar frutas em primeiro lugar?

Colocar a fruta no congelador altera a textura, mas é a melhor maneira de preservar todo o sabor sem a ajuda de qualquer açúcar ou aditivos. É útil se você tem um excedente de algo ou se você encontrar frutas em uma venda louca. 

Também é útil se você não comprar um determinado ingrediente regularmente, mas saiba que precisará dele em algum ponto da estrada. Mantenha bagas congeladas, maçãs, cerejas ou bananas à mão para fazer sobremesas, como tortas, grunhidos e clafoutis; use frutas tropicais congeladas para dar sabor a smoothies, mantendo-as frias ao mesmo tempo. Congele o suco e as raspas de frutas cítricas para usar no meio da cozedura sempre que precisar, seja para adicionar acidez a um molho de panela ou um raspas de bolo.

Como congelar frutas?

Aqui está um método simples que lhe permitirá congelar quase todas as frutas. É bastante simples (embora, dependendo do teor de água e estrutura da fruta). Mas as principais coisas a lembrar são que a umidade e o ar são inimigos dos alimentos congelados.

  • Lave e seque sua fruta completamente.
  • Se a fruta tiver uma casca, descasque-a. Desculpa quaisquer hematomas, cortes ou outros pontos indesejáveis.
  • Se o seu fruto for maior do que o tamanho da mordida, corte em pedaços de tamanho uniforme do tamanho escolhido.
  • Limpe sua fruta seca novamente com uma toalha ou papel toalha. Tente remover o máximo de umidade.
  • Transfira a fruta para uma bandeja coberta com papel manteiga (este é o local onde o raspador de bancada é útil novamente!). Espalhe frutas em uma única camada. Cubra com filme plástico; bandeja de transferência para o congelador, e congelar por várias horas ou até durante a noite.
  • Remova a bandeja do freezer. Delicadamente, retire a fruta do papel-manteiga e transfira-a para sacos de congelação rotulados. Esprema o máximo de ar possível de sacos de congelação antes de os selar. Sua fruta está pronta para ir e durará de 6 a 9 meses.

As frutas perdem seus nutrientes quando congeladas?

O processo de congelamento de frutas permite que você coma no seu próprio ritmo sem se preocupar em desperdiçá-lo. Além disso, o congelamento de frutas permite que você consuma frutas independentemente da estação do ano. 

Quando a fruta é congelada, ela é colhida no pico da maturação. Como um todo, o conteúdo de nutrientes não é afetado negativamente por este processo, que pode até preserva alguns nutrientes específicos melhor do que as opções frescas.

  • Vitaminas solúveis em água

Quando você congelar frutas, o processo pode reter vitaminas solúveis em água, como vitaminas do complexo B e vitamina C. Um estudo publicado em 2010 demonstrou que as clementinas congeladas retêm todo o seu conteúdo original de vitamina C. 

Essas vitaminas solúveis em água são frágeis, no entanto, e podem ser afetadas pelo congelamento, dependendo da variedade. Congelar morangos pode causar uma perda de 23 miligramas de vitamina C em comparação com morangos frescos. Em geral, essa redução não terá um impacto negativo na sua saúde.

  • Açúcar adicionado

O maior problema que você precisa estar ciente de frutas congeladas é o processo de adição de açúcar. Frutas como cerejas, morangos e pêssegos podem conter açúcar. Uma xícara de morangos congelados com adição de açúcar pode conter mais do que o dobro de calorias que as variedades congeladas e sem açúcar – 186 comparado com 79 calorias. 

O açúcar que ocorre naturalmente em frutas congeladas é bom, devido ao teor de fibras da fruta, que ajuda a limitar o impacto que ela tem no açúcar no sangue. Quando você compra frutas congeladas, verifique o rótulo dos ingredientes para garantir que ele lista apenas o nome da fruta e nada mais.

  • Fitonutrientes

Frutas congeladas podem oferecer os mesmos nutrientes benéficos para plantas – chamados fitonutrientes – oferecidos em variedades frescas. Fitonutrientes como antocianinas, os pigmentos roxo e vermelho encontrados em mirtilos e cerejas, são preservados com congelamento. 

Comer frutas contendo antocianinas pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardiovasculares. 

  • Incorporando frutas congeladas em sua dieta

A maneira mais fácil de incorporar frutas congeladas em sua dieta é através de smoothies de frutas. Quando você usa frutas congeladas em seus smoothies, substitua a quantidade de gelo que você normalmente adiciona. Você também pode congelar bananas sem as cascas e usá-las como um substituto saudável para o sorvete. Além disso, adicione morangos congelados ao iogurte para fornecer uma consistência espessa de sorvete e sabor doce.