O desperdício de alimentos nos estabelecimentos como restaurantes e cafés, infelizmente, é algo muito frequente.
No Brasil, o desperdício de alimentos é crescente, mas ações de conscientização com o objetivo de acabar com essa prática em restaurantes e lanchonetes, além das iniciativas que exploram o reaproveitamento como um meio de combate à fome nas grandes cidades, também crescem cada vez mais.
Por conta disso, no artigo de hoje vamos tratar um pouco deste assunto muito importante e vivenciado em nossa realidade, trazendo as frutas congeladas como uma opção para diminuir esse desperdício pelo menos em relação às frutas.
Congelando alimentos: uma alternativa em decorrência do desperdício
A prática do congelamento de alimentos há muito tempo é usada para a conservação dos mesmos. Isso se atribuiu às diversas iniciativas de diminuir o desperdício de alimentos.
O processo de congelamento é uma combinação dos efeitos benéficos das baixas temperaturas nas quais os microrganismos não podem crescer, as reações químicas são reduzidas e as reações metabólicas celulares são retardadas.
Como um método de preservação a longo prazo para frutas e vegetais, o congelamento é geralmente considerado como superior ao enlatamento e à desidratação, no que diz respeito à retenção em atributos sensoriais e propriedades nutritivas.
Porém, para garantir que isso se desenvolva de forma eficaz, é importante saber como congelar adequadamente os alimentos e quanto tempo eles irão durar no freezer.
É importante destacar que a comida deve ser congelada no auge do seu frescor. Para saber se seu alimento ainda está em boa qualidade ao descongelar, primeiro cheque o cheiro. Se estiver forte, é melhor jogá-lo fora.
Frutas congeladas: a solução para o desperdício
Sim, é possível consumir frutas sem que elas estraguem com facilidade fazendo você perder seu dinheiro e seu tempo.
E isso se dá através do congelamento, um procedimento que é muito comum em países como os Estados Unidos onde há período de inverno intenso que prejudica a plantação e em localidades onde não há uma variedade tão grande de frutas.
E o melhor disso tudo é que, se congeladas da forma correta, as frutas não perdem as suas propriedades e ficam excelentes para consumo por bastante tempo.
Para quem gosta de frutas que só estão disponíveis em algumas épocas do ano, como o morango, por exemplo, esta é uma ótima opção para tê-la o ano todo em casa.
E isso tudo ainda garante menores índices de alimento estragado, que por conta disso vão fora pela impossibilidade de utilização e consumo.
Gostou da dica?
Então saiba que pode contar com a Frubelle a qualquer momento para garantir as frutas congeladas para a proposta que você deseja ofertar, ou até mesmo para compor suas receitas que, com certeza, farão toda a diferença para seus clientes a partir da utilização da qualidade de nossas frutas congeladas.
Afinal, os motivos para incluir as frutas na alimentação de todos são incontáveis e totalmente benéficos à saúde.