Alimentos congelados preservam os produtos alimentícios. Desde os tempos pré-históricos, fazendeiros, caçadores e coletores salvaram grãos e vegetais em estruturas não aquecidas em meio à temporada de inverno.
O congelamento de alimentos diminui a degradação transformando a umidade restante em gelo, dificultando o desenvolvimento da maioria das espécies bacterianas. Na indústria de produtos alimentícios, existem dois procedimentos: mecânico e criogênico (ou congelamento de faixas).
A energia de congelamento é fundamental para proteger a qualidade e a superfície dos alimentos. O congelamento mais rápido produz pequenas pedras de gelo e mantém a estrutura celular original dos alimentos. O congelamento criogênico é a inovação de congelamento mais rápida, acessível devido à temperatura de nitrogênio líquido muito baixa −196 ° C (−320 ° F).
Como armazenar alimentos?
Armazenar alimentos em cozinhas residenciais em meio a circunstâncias atuais é realizado utilizando os freezers comuns encontrados em todas as casas nos dias de hoje. Uma orientação reconhecida aos proprietários de imóveis era solidificar os alimentos no mesmo dia da aquisição.
Quais são os conservantes presentes em alimentos congelados?
Os itens congelados não requerem nenhum aditivo adicional, pois os microrganismos não se desenvolvem quando a temperatura do alimento está abaixo de -9.5 ° C (15 ° F), o que é suficiente para antecipar a deterioração dos alimentos. A conservação dos alimentos a longo prazo pode exigir armazenamento de alimentos a temperaturas ainda mais baixas. Carboximetilcelulose (CMC), um estabilizador sem brilho e sem cheiro, é regularmente adicionada à comida congelada, uma vez que não diminui a natureza do produto.
Fatos importantes sobre alimentos congelados
Os alimentos congelados são tudo menos difíceis de subestimar e ignorar – toda aquela embalagem bonita, cada um de grua de escolhas, todo aquele sorvete e iogurte congelado – essencialmente à luz do fato de que sua presença excepcional depende da falta de esforço, da acomodação e da simplicidade.
No entanto, os alimentos congelados têm uma história de fundo confusa, muitas pessoas pensam que congelar alimentos, incluindo carnes, vegetais e alimentos cozidos, tem um impacto negativo na comida e torna-a imprópria para o consumo. Como explicamos na seção acima, a comida congelada não tem conservantes prejudiciais. Os conservantes estão presentes nos alimentos embalados e são mais prejudiciais à saúde e ao corpo em comparação com os alimentos congelados.
Alimentos congelados não requerem qualquer aditivo adicional para mantê-los protegidos e consumíveis, isso é porque os organismos – o tipo que faz você se sentir mal – não podem se desenvolver em qualquer alimento que esteja a uma temperatura abaixo de 0 ° F.
Os microorganismos não são mortos a essa temperatura, mas eles não podem crescer e continuar aumentando. Seja cauteloso quando descongelar alimentos. Em uma fração de segundo, os organismos começam a se desenvolver como em alimentos não descongelados; portanto, é melhor lidar com a descongelação de alimentos como se fossem novos alimentos.
Muitas pessoas acreditam que o congelamento de alimentos elimina todos os nutrientes e os torna insalubres para o consumo. Este é um mito moderno. A comida congelada retém a estrutura celular do alimento, que por sua vez retém os nutrientes contidos nos alimentos. Isso significa que quando você come comida descongelada, obtém a mesma nutrição que os alimentos frescos e descongelados.
É seguro comprar alimentos congelados nas lojas e até mesmo congelar os produtos frescos e as proteínas em seu próprio freezer.
Você não deve temer o congelamento do congelador ou as mudanças de cor em sua comida congelada. A queimadura do congelador é apenas o efeito posterior do ar que bate na comida congelada e permite que o gelo sublime; outras alterações de cor podem ser falhas em circunstâncias de congelamento prolongado ou embalagem deficiente das substâncias congeladas.
A comida congelada normalmente mantém as coisas comestíveis indefinidamente, apesar do fato de que o sabor e a qualidade podem diminuir após algum tempo. Algumas coisas que permanecem ótimas mesmo após longos períodos de congelamento. Isso incorpora caça crua, aves e carne, que ainda são ótimas mesmo depois de um ano no freezer.
No Brasil este mercado está crescendo dia após dia e a tendência indica isso continuará. A qualidade dos alimentos congelados têm um impacto muito grande.