Os dias de seguir sozinho na fabricação já se foram, se é que existiram. À medida que as empresas deixam de lado suas principais competências, ou estendem suas redes de suprimentos através dos oceanos e continentes, seus riscos inerentes aumentam e sua montagem de fornecedores se torna cada vez mais importante.
A parceria com fornecedores (ou clientes) para desenvolver relacionamentos profundos e mutuamente benéficos a longo prazo é frequentemente citada como um meio de diminuir esse risco e desenvolver a verdadeira excelência da cadeia de suprimentos. A realidade tem sido menos bonita.
“O termo ‘parceria entre clientes e fornecedores’ tem sido usado muito livremente ao longo dos anos. Os fornecedores às vezes são cautelosos com relação a alguns clientes que usam o termo, já que as firmas de clientes podem erroneamente considerar as parcerias como uma maneira de tirar mais proveito do fornecedor” – concessões de preço , por exemplo – sem qualquer concessão mútua.
Importância da parceria entre clientes e fornecedores
Como uma verdadeira parceria cliente-fornecedor pode ajudar as duas partes a crescer no mercado? Bem, a resposta curta para essa pergunta é: quanto mais tempo uma relação tem, mais confiança às partes envolvidas têm um do outro.
Parcerias a longo prazo oferecem benefícios incalculáveis, desde a facilitação na fabricação até a disposição da matéria-prima. Como fabricante a sua necessidade aumenta à medida que o mercado cresce e, por outro lado, os fornecedores precisam de clientes constantes e confiáveis.
Ninguém cresce no mercado sozinho. Todos precisamos um do outro para fazer grandes negócios. A importância da parceria entre clientes e fornecedores resume-se no trabalho em equipa com um objetivo comum.
Com uma verdadeira parceria cliente-fornecedor como meta, como um fabricante consegue atingir esse objetivo? Várias autoridades de fabricação e cadeia de suprimentos participaram.
Uma parceria não é apenas sobre o fornecedor fazer mudanças no seu lado da equação. Os clientes precisam aprender a ouvir os fornecedores em vez de pensar que são empresas que precisam ser gerenciadas.
Os benefícios das parcerias com fornecedores
Na maioria das indústrias, os fornecedores não são parceiros, mas apenas partes distantes para negociar com o melhor preço.
A ideia de um fornecedor como parceiro pode soar como uma fantasia promovida por acadêmicos que nunca experimentaram as duras condições dos negócios reais. Mas há benefícios em ter um relacionamento colaborativo e colegiado com seus fornecedores – e quero dizer, todos os fornecedores, desde a empresa que presta serviços de logística até a empresa que produz.
Na atual economia, poucas empresas fazem tudo sozinhas. Os fornecedores ajudam as empresas a criar melhores produtos e serviços. Evidências corroboram o fato de que minimizar fornecedores reduz custos. Lidar com muitas empresas cria sobrecarga genuína.
Uma parceria pode dar aos fornecedores uma maior visibilidade de como você opera, permitindo que você e seus fornecedores colaborem reduzindo custos, melhorando o serviço e a qualidade e até mesmo inovando.
E à medida que mais trabalho for terceirizado, a dependência de fornecedores da empresa aumentará. Manter um fornecedor crítico à distância não funciona; você precisa de um parceiro confiável para garantir a qualidade do desempenho. Mas como é uma parceria?
Considere estas questões e você terá a ideia
Você e seus fornecedores operam com transparência em relação a processos e custos? As empresas tendem a não ser transparentes. Mas, na verdade, há pouco para uma empresa manter em segredo. A maioria das empresas compete com base em como elas operam, em vez de fórmulas mágicas.
Ao ser aberto, mostrando aos fornecedores como você opera e sua estrutura de custos – e esperando o mesmo de seus fornecedores – você prepara o terreno para a colaboração que pode melhorar o desempenho de todos. Ao ver como um fornecedor opera, você também pode afetar o design do produto que você compra.
Você e seus fornecedores compartilham um interesse no desempenho financeiro um do outro? Uma parceria real exige que todas as partes se beneficiem em termos reais. Benefícios de negócios geralmente significam lucros. E a transparência é importante, mas estabelecer objetivos financeiros, como menores custos para você e melhores margens para seus fornecedores.
O trabalho real envolve redesenhar os processos de negócios que você compartilha – aquisição, faturamento, gerenciamento da cadeia de suprimentos e prestação de serviços – para atender a esses objetivos financeiros.