O morango é uma das frutas mais procuradas o ano inteiro. E a estufa agrícola para o cultivo de morangos pode ser uma grande aliada dos agricultores para cultivar a fruta queridinha do mercado.
O morango não é um dos cultivos mais fáceis, porque apresenta variações durante o ciclo que requerem cuidado para garantir a colheita.
Por isso, a produção em estufa tem sido bastante atraente para os agricultores. Uma vez que a estufa possibilita melhores condições de plantio ao evitar por exemplo a incidência de chuvas fortes sobre o morango.
O Que é Uma Estufa Agrícola?
A estufa agrícola é uma estrutura que funciona como uma caixa e que permite a entrada de luz solar. Ela serve como fonte de calor e acumula o calor solar em seu interior, mantendo a temperatura na parte interna maior que na área externa.
Por isso, a estufa protege o morango das geadas e chuvas intensas, evitando que ocorra algum dano à plantação por causa das intempéries climáticas.
Portanto, a estufa contribui para que a plantação tenha maior eficiência, tendo em vista que protege o cultivo e garante uma temperatura média mais interessante para que o morango se desenvolva.
E ainda, protege o cultivo de excessos de chuva, seca, pragas e doenças. Diminuindo a necessidade de uso de pesticidas, tornando o cultivo mais barato a longo prazo.
A Estufa é Acessível?
Existem diferentes modelos de estufas agrícolas no mercado, o valor tende a ser diferente de acordo com o tamanho da estrutura. Por isso, é possível que um pequeno agricultor consiga instalar uma estufa e garantir sua produção de morango.
Tendo em vista que o morango é o queridinho do mercado, a facilidade de escoar a produção tende a contribuir para que o investimento na estufa valha a pena a médio e longo prazo.
Com o auxílio das estufas, pequenos agricultores já conseguem produzir morangos o ano inteiro, aumentando a oferta da fruta que é a mais procurada pelos consumidores em geral, portanto, os produtores já plantam seus morangueiros tendo a certeza de que tudo que for produzido será facilmente vendido.
O uso da estufa tende a beneficiar o mercado, uma vez que os consumidores encontram maior oferta da fruta que gostam, o que diminui o preço médio do morango.
A Qualidade da Semente
Além de usar a estufa agrícola para melhorar as condições do cultivo, o agricultor também precisa se atentar para a qualidade da semente adquirida no cultivo de morangos.
O investimento em sementes de qualidade contribui para que a colheita seja melhor e o morango requeira menos pesticidas durante seu cultivo, ofertando uma fruta mais saborosa e saudável para o consumidor final.
Portanto, esse é um outro cuidado que os agricultores devem ter para que a safra seja a melhor possível.
Como a Estufa é Feita?
A estufa é uma estrutura que cria um isolamento sobre o cultivo e tem como principal objetivo absorver o calor do sol e manter esse calor no interior do espaço. Além disso, oferecem também a função de proteger as plantas das ameaças externas.
Ela é composta de materiais transparentes que possibilitam a passagem de quase toda a radiação solar.
Existem no mercado diferentes tipos de estufa, as elétricas, de vidro, de filme. E cada modelo tende a ter seu preço e um tipo de instalação ideal.
Mas todos eles cumprem a função de manter o calor do sol na parte interna de sua estrutura, contribuindo para que o crescimento das plantas seja mantido de forma ideal, independente do clima no exterior da estufa. Além de proteger as plantas das pragas e consequentemente diminuir o uso de agrotóxicos.
Benefícios do Uso da Estufa
Para que não restem dúvidas, alguns dos benefícios do uso da estufa no cultivo de morango são:
- Aumenta o número de colheitas;
- Reduz a utilização de agrotóxicos;
- A frutificação é visivelmente melhor;
- Contribui para a melhora da qualidade do morango;
Com todos esses benefícios o investimento na estufa tende a valer a pena para o agricultor que aumenta a oferta de morangos para os consumidores finais e indústrias. E consequentemente, todos se beneficiam do uso das estufas no campo.