Nenhum negócio é uma ilha. Sucesso nos negócios é definido por relacionamentos. Cada empresa individual está no meio de uma cadeia de relacionamentos formada com fornecedores e clientes, levando matérias-primas, produtos e serviços de um lado e agregando valor para gerar lucro do outro.
Muito é feito do lado do cliente desta rede; sobre como gerenciar e cultivar relacionamentos através de marketing e atendimento ao cliente para maximizar a renda.
Mas o lado do fornecedor é tão importante. No nível mais básico, uma empresa precisa que os fornecedores forneçam os recursos para os produtos ou serviços que vendem ou forneçam os recursos necessários para administrar os negócios.
A principal vantagem de relacionamentos fortes e saudáveis com fornecedores é que você pode obter um valor melhor para o seu negócio. Quanto melhor você conhecer seus fornecedores, e quanto melhor eles o conhecerem, maior a probabilidade de você se beneficiar de serviços dedicados, preços preferenciais e condições especiais. Com isso, sua cadeia de suprimentos se torna mais eficiente, rentável e produtiva.
Estabelecendo as bases para relacionamentos fortes com fornecedores
Construir relacionamentos sólidos com os fornecedores significa pensar em aquisições em termos diferentes dos mecânicos dos contratos de compra. O foco em como você interage com o fornecedor também é diferente do foco logístico do gerenciamento da cadeia de suprimentos.
As coisas raramente são tão simples como assinar um contrato e sentar-se quando um processo é executado automaticamente. O gerenciamento de fornecedores é sobre o gerenciamento de pessoas e o valor agregado que os aspectos humanos dos negócios podem trazer para as operações.
Manter esse lado das coisas funcionando sem problemas ajudará a garantir que os dois lados trabalhem rapidamente para resolver os problemas, procurando continuamente maneiras de melhorar as operações e ajudar uns aos outros a colher os benefícios do relacionamento.
Bom gerenciamento de pessoas e, portanto, a base de relacionamentos fortes, requer uma certa mentalidade. Aqui estão as bases para construir melhores relacionamentos com os fornecedores:
- Comunicação
- Respeito
- Abertura
- Justiça
- Confiar em
- Flexibilidade
Escolhendo o fornecedor certo
Como pessoas, não somos todos compatíveis, e o mesmo acontece com as empresas. Mesmo se você entrar em um relacionamento comprometido com uma boa comunicação, abertura e justiça, mas o fornecedor não, então ainda é provável que isso resulte em um arranjo insatisfatório. Bons relacionamentos dependem em parte de escolher as pessoas certas.
As empresas geralmente escolhem fornecedores com base predominantemente no custo, e parecem felizes em cortar e mudar para obter o que consideram o melhor preço para o produto ou serviço. No entanto, raramente essa será a maneira mais eficiente de fazer as coisas, já que pesquisar e organizar contratos com novos fornecedores apresenta custos adicionais. E o custo a longo prazo de danos à reputação devido ao controle de qualidade e ao cumprimento de pedidos pode fazer com que qualquer economia inicial baseada em preços seja irrelevante.
Objetivo de formar laços mais longos e mais fortes com um número menor de fornecedores. Isso oferece um valor melhor do que o volume de negócios regular nos contratos. Então, mais uma vez, busca qualidade e confiabilidade, custo-benefício e, acima de tudo, um serviço sólido e uma comunicação clara do lado de fora são essenciais para aproveitar ao máximo seus relacionamentos com fornecedores.
Dicas para construir melhores relacionamentos
Relacionamentos com fornecedores devem ser vistos como uma via de mão dupla. De sua perspectiva, você quer a confiabilidade de saber que seus produtos chegarão quando você precisar deles, junto com a flexibilidade de poder responder às mudanças na demanda. Você quer qualidade de serviço para que sua empresa seja priorizada quando precisa ser, junto com o conhecimento de que você está obtendo o melhor valor possível.
Por sua parte, os fornecedores também querem clientes regulares e confiáveis, já que pedidos repetidos lhes dão estabilidade. Flutuações no tamanho e regularidade dos pedidos podem gerar mais problemas para eles, mas eles estarão preparados para acomodar clientes confiáveis, desde que seja dado um aviso suficiente.
Relacionamentos fortes dependem de ambos os lados que apreciam essas necessidades e trabalham juntos para garantir que ambos os lados recebam o que precisam. Aqui estão algumas dicas para alcançar esse objetivo. Confira:
- Pagar no horário
- Ser flexível com arranjos de pagamento
- Ter crédito disponível
- Dar bastante nota
- Rever os termos regularmente.