Você é uma daquelas pessoas que não consegue viver sem açúcar? Entendemos que esse queridinho tem o poder de tornar os momentos muito mais saborosos, porém o seu consumo deve ser regulado.
Apesar de que os açúcares possuem toda essa capacidade de alegrar muitas pessoas, a sua ingestão excessiva contribui para grandes malefícios.
Mas você sabe o que seria a ingestão excessiva de açúcares? Há pessoas que possuem uma certa tolerância à quantidade de açúcar a que pode consumir. Falando de maneira geral, é difícil calcular e controlar a quantidade diária de ingestão porém, a orientação é consumi-lo moderadamente.
Malefícios da ingestão excessiva de açúcares
As consequências que o açúcar pode causar para a saúde são diversas e ocasionam muitos danos ao organismo. Alguns desses riscos podem causar problemas como:
Diabetes
Nosso organismo possui um equilíbrio entre água, oxigênio e açúcar. Quando o último elemento sobe demasiadamente no sangue, a insulina é liberada, convertida e armazenada como glicogênio para normalizar os seus níveis.
Porém, quando o corpo não consegue realizar esse processo devidamente, acaba entrando em hiperglicemia e enfrentando alguns problemas no metabolismo dos hidratos de carbono. Desta forma, resultando na Diabetes.
Problemas dentários
O consumo do açúcar e de outros hidratos de carbono fermentáveis acaba criando uma condição favorável à ação das bactérias orais, também conhecidas como cáries, que atuam desmineralizando os dentes.
Obesidade
Isso acontece devido ao fato de que o corpo não sabe o que fazer diante de todo o doce que é ingerido diariamente.
Então, ele simplesmente o armazena como gordura, o que pode causar sobrepeso, obesidade e outros problemas de saúde.
Além destas complicações, o consumo excessivo do açúcar pode ocasionar, também, colesterol alto; gordura no fígado; câncer; gastrite; pressão alta; gota; prisão de ventre; diminuição da memória; miopia; trombose e acne.
Uma lista de problemas consideravelmente grande, não é mesmo? E apesar disso, ainda continuamos, muitas vezes, não resistindo aos sabores doces.
Por que o açúcar vicia o cérebro?
Ele estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.
Por isso, quanto mais açúcar você consumir, mais vontade terá dessa substância, atribuindo a esse consumo a sensação de necessidade.
Como adoçar a vida sem o consumo de açúcar?
Para facilitar a mudança e a aceitação do paladar, pode-se retirar o açúcar aos poucos, reduzindo a quantidade usada nos alimentos até zerar completamente.
Outra opção que você pode adicionar em sua alimentação está nas polpas de frutas congeladas da Frubelle.
Elas são capazes de substituir refeições ou lanches que antes seriam recheadas de alta ingestão de açúcares. Assim, você garante uma alimentação muito mais saudável e da mesma forma, rica em sabor.